Coluna do JB: “Acabando com alguns mitos da academia”

dezembro 03, 2015 Por Em Coluna do João Batista tags: , , ,

É bem possível que você já tenha escutado por aí algumas “dicas” de treinos que vão passando de boca em boca e acabam passando como verdade quando na verdade não passam de mitos de academia. Malhar em jejum é melhor? Devemos sentir dor após os exercícios? Depois de quanto tempo começamos a queimar calorias? Por isso, resolvi escrever um pouco sobre alguns mitos que acabam surgindo no dia-a-dia, para acabar de vez com as dúvidas.

A queima de calorias só começa a partir do 20º minuto de exercício.

Você queimará a quantidade de calorias correspondentes ao tempo de exercício praticado. Qualquer atividade física gasta calorias, mas se o objetivo é o emagrecimento, o tempo de atividade precisa ser maior para que o gasto de calorias seja proporcionalmente superior.

Quanto mais suor, mais emagrecimento.

Suor não é sinônimo de queima de gordura. O suor funciona como refrigeração quando a temperatura interna do nosso corpo ultrapassa os 37 graus. Durante a atividade física você perde água e sais minerais. Se você for até a balança após a atividade notará a perda de peso. Porém, basta hidratar-se para que logo o peso volte ao normal.

Malhar em jejum emagrece.

Além de mito é um grande erro. Ao acordar, a pessoa está há algumas horas sem se alimentar e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Sem carboidratos estocados, o corpo opta por queimar a massa muscular. Praticar exercícios sem estar bem alimentado, faz com que a pessoa queime massa muscular sem perder gordura.

Sentir dor depois do exercício é sinal de que está funcionando.

Você já deve ter escutado por aí a frase “No Pain, No Gain”, querendo dizer que sem sacrifício ou sem dor não existe ganho. Errado. É normal sentir dores após os primeiros dias de treino, mas se as dores continuarem a aparecer pode ser sinal de que você está pegando muito pesado e isso pode acabar ocasionando uma lesão.

Para a malhação fazer efeito, preciso sempre trocar de treino

Se você pratica uma série de exercícios criada com um objetivo claro, você não precisa mudá-la para que ela continue fazendo efeito. O que muda é que com o condicionamento físico adquirido, o aluno queira variar os exercícios ou torna-los mais pesados.

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1 comentários:

  1. Octaviano junho 09, 2016 Reply

    Parabéns. Esta muito bom. Sempre inovando e atualizando informações. As alunas ganharam bonus para aparecer no site!!!!kkk

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